Curso de Jornalismo
ENSINO
Jornalismo em ação estreou no dia 25/11/ 2015. A iniciativa partiu da jornalista e professora Giovana Beatriz Pietrzacka, com parceria da rádio educativa Furb Fm 107,1. A professora percebeu a necessidade de aliar aulas teóricas com a prática para o conhecimento dos alunos e para a percepção de como funciona um programa de notícias. As aulas foram ministradas aos estudantes do quarto semestre, na disciplina de radiojornalismo I.
Semana Acadêmica do curso de jornalismo estreia com os boletins
O programa estreou com as vozes dos pioneiros do curso na I semana acadêmica. Os programetes, como foram intitulados, tiveram 60 segundos de duração e as pautas, com os temas abordados eram assuntos correlacionados com o que acontece dentro da universidade. Os horários foram distribuídos em três. Às 7h15, às 15h e às 18h. Os próprios acadêmicos pegavam as matérias, em sala de aula e as transformavam em uma linguagem mais radiofônica.
Os boletins
Os boletins para a rádio no formato de programação radiofônica em geral levam de três a cinco minutos. No programa Jornalismo em Ação duravam apenas um minuto, mas com informações, rápidas e objetivas buscando a linguagem do rádio, que é clara e direta. O programa era apresentado por dois locutores, uma voz feminina e uma masculina, proporcionando assim, uma experiência efetiva na vida acadêmica do aluno.
.
Professora Orientadora: Giovana Pietrzacka.
Vivenciar e praticar as atividades jornalísticas são fundamentais na formação de um profissional da área. Sendo assim, na sexta fase os alunos produzem o aParte, jornal laboratorial do curso de jornalismo da Furb. Os estudantes participam de todo o processo de criação - desde a reunião de pautas até a diagramação, experienciando assim a rotina de uma redação.
Acesse
Os projetos de ensino envolvem a transmissão de conteúdos em aulas práticas e/ou teóricas sobre questões importantes para o desenvolvimento acadêmico e social.
A prática jornalística envolve não somente noticiar o que é factual, mas também investigar e documentar acontecimentos que por vezes passam despercebidos. Por isso, na disciplina de Telejornalismo II, ministrada pela professora Alessandra Meinicke, os alunos produzem documentários, exercendo todas as atividades: pauta, imagens, apuração, texto e edição.
Os acadêmicos se envolvem diretamente com o Jornal aParte
Todos os trabalhos tiveram um envolvimento intenso dos acadêmicos. Desde reuniões de pauta, como a discussão sobre quem seriam os editores, repórteres. Diferentemente da I edição do aParte, todos os alunos tiveram que fazer as diagramações. O resultado foi um jornal com editorias separadas por cores, o layout ficou moderno e repaginado com uma proposta diferenciada de um novo design.